Voltar a todos os posts

A geografia de Resende Costa

30 de Abril de 2025, por Instituto Rio Santo Antônio

Adriano Valério Resende

 

Tempos atrás, tive a felicidade de receber de presente um documento impresso contendo informações geográficas sobre o município de Resende Costa, elaborado pelo governo do Estado de Minas Gerais e datado de 1982. Sabemos que a década de 80 foi indicadora da modernidade para Resende Costa, que viveu mudanças significativas, como a construção da estrada asfaltada ligando a cidade até a BR 383, o funcionamento do sistema de abastecimento de água implantado pela Copasa e a expansão do comércio de artesanato na área urbana.

Com relação ao documento citado, constam os seguintes itens: posição geográfica; evolução (política); quadro natural; população; agropecuária; indústria, comércio e serviços; estrutura da cidade; infraestrutura básica; problemas e perspectivas. Constam ainda dois mapas, um situando o município em sua localização geográfica regional, na escala 1:1.500.000, e outro da área central da cidade e seus principais equipamentos urbanos regional, em uma escala maior, 1:4.000. Apesar de hoje em dia, com um simples acesso à internet você conseguir acessar facilmente várias informações geográficas, especialmente no site do IBGE, vou transcrever e atualizar, quando necessário, algumas informações relevantes sobre o nosso município presentes no documento.

Primeiramente, transcrevo a evolução política do município. “A primeira capela de Nossa Senhora da Penha de França, filial da Matriz de São José, foi erguida no Lugar da Lage por provisão de 12 de dezembro de 1749. Em 1802, o Arraial da Lage era mencionado entre os do termo da Vila de São José (atual Tiradentes). Segundo publicações oficiais, o distrito foi criado em 1836, pela Lei nº 50, e elevado o curato a freguesia em 3 de abril de 1840 (Lei nº 184), com o título de Nossa Senhora da Penha de França do Arraial da Laje. A Lei nº 556, de 30 de agosto de 1911, criou o município constituído do Distrito da Lage, com a denominação de Vila de Resende Costa (sua primeira Câmara Municipal foi instalada em 02/06/1912). Como o distrito continuou sendo denominado Lage, foi preciso que a Lei nº 843, de 7 de setembro de 1923, mudasse sua denominação para Resende Costa. Atualmente, o município é constituído de dois distritos: o da sede e o de Jacarandira.”

Sobre a posição geográfica, o documento menciona que o município de Resende Costa se localiza na zona (atual mesorregião) Campo das Vertentes, fazendo parte da microrregião Mantiqueira (atual microrregião de São João del-Rei) e limita-se com os municípios: São Tiago, Passa Tempo, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves e Ritápolis. “Do ponto de vista da posição geográfica contata-se a situação privilegiada de Resende Costa que se localiza relativamente próxima a três importantes centros industriais: São João del-Rei, Conselheiro Lafaiete e Barbacena, entre outros, sendo que ao primeiro está ligada através da BR-383.”

“Juridicamente, é a sede da Comarca de 1ª Entrância, tem sob sua jurisdição o município de Coronel Xavier Chaves.” Acrescenta-se que a Comarca foi instalada em 15/08/1948 e está vinculada ao Grupo Jurisdicional JESP (Juizado Especial) de São João del-Rei. “A sede do município (está situada) a 1.140 metros de altitude, tem a sua posição determinada pelas coordenadas geográficas de 20º 55’ 19” S e 44º 14’ 16” W (Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França). ” Foi informada também a área do município, com seus 618 km². Segundo o site do IBGE, a área do município de Resende Costa é de 618,312 km², o que o coloca no 2º lugar em extensão entre os 14 municípios da microrregião, perdendo só para São João del-Rei, na posição 259 entre os 853 municípios de Minas Gerais e em 2.110 entre os 5.570 municípios brasileiros.

“O espaço onde se localiza Resende Costa corresponde a uma área de transição, tanto do ponto de vista do relevo como da vegetação. O relevo faz parte do Planalto Sul de Minas, que se estende da Serra da Mantiqueira a leste aos relevos modelados em rochas sedimentares a oeste e ao norte. As serras que cortam o município são importantes divisores entre as bacias do Rio Grande e São Francisco (destacamos a Serra das Vertentes). Com relação à vegetação, a região caracteriza-se pela presença de espécies tanto da floresta tropical como do cerrado, entre outras.”

 

 (Continua na próxima edição)

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário