Voltar a todos os posts

2024, o ano em que fomos obrigados a acompanhar a ascensão da Argentina e o adeus prematuro do Brasil na Copa América

31 de Julho de 2024, por Vanuza Resende

Um dia desses, durante os intervalos do dia, abri o Twitter, ou o X, como preferirem, e deparei-me com um meme que para mim foi mais doído do que engraçado. Era algo como: logo na nossa vez somos obrigados a ver a Argentina sobrando em campo e o Brasil definhando.

Lembrei-me do dia em que fui ao Mineirão durante a Copa América no Brasil. Dividi o espaço com os argentinos nas arquibancadas e, enquanto Messi e Neymar faziam a festa deles no gramado, a nossa festa tinha um canto assim: “Êta, êta, êta, o Messi não tem copa, quem tem copa é o Vampeta!” Nada contra o Messi, que nós temos a sorte de ver jogar, né? Mas era engraçado a Argentina, mesmo com o Messi, não ter copa. A piada acabou na última edição, eu sei. O problema é que parece que outras piadas como aquela vão demorar a existir, e o meu medo é: em um estádio da Argentina a torcida hermana arrumar um trocadilho tão inteligente quanto o nosso e nós sermos obrigados engolir a zoeira...

Não sei se me surpreendi com o Brasil sendo eliminado precocemente. Talvez me assustou mais a Colômbia ganhar de 2x1 e a gente não se surpreender com a derrota.

Já a Argentina mereceu. A equipe venceu todos os seus jogos na fase de grupos, passou pelas quartas contra o Equador, nos pênaltis, pelas semifinais com Canadá com tranquilidade e, na grande final, derrotou a Colômbia por 1 a 0, garantindo assim seu 16º título de Copa América. Messi, que agora já tem copa e gol pela Copa América, provou mais uma vez que o único defeito dele, aos 37 anos, continua sendo ser Argentino.

Enquanto a Copa América tentava dar um gás na América do Sul, na Europa a EuroCopa atraiu os olhos do mundo do futebol. A competição europeia, com sua tradicional complexidade e alto nível técnico, apresentou uma série de confrontos épicos. Diferentemente da Copa América, que contou com 16 seleções, a EuroCopa teve a participação de 24 equipes. E que equipes!

A final disputada entre Espanha e Inglaterra terminou com a vitória da única tetracampeã da Euro: Espanha. Já a Inglaterra continua sem o título, mesmo chegando a duas finais consecutivas.

Assistindo à Copa América e à Eurocopa, eu tive mais motivos para me preocupar do que para comemorar. Qual seria a solução para a retomada da seleção canarinho? Tenho alguns palpites, ficam para outra hora. Agora estou mais empolgada com a chegada das Olimpíadas. Posso apostar que vai mostrar que o Brasil pode e é muito mais do que só o país do futebol!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário