Impulsionada pelo sucesso nas Olimpíadas Paris 2024, Resende Costa sediou o primeiro Torneio Municipal de Vôlei na Arena Beach Garden. O evento, que contou exclusivamente com atletas locais, foi inspirado na dupla olímpica campeã Duda e Ana Patrícia.
Jonathan Ribeiro, organizador do evento, disse que a ideia do torneio também nasceu da paixão pelo esporte e da vontade de promover uma atividade saudável para a comunidade. “Recebemos muitas pessoas de Resende Costa que adoram jogar vôlei, mas nunca havíamos realizado um torneio focado apenas nos atletas locais. Com o sucesso de nossas duplas nas areias olímpicas, decidimos unir essa motivação ao nosso amor pelo esporte e realizar esse evento”. Segundo ele, o torneio foi bem recebido pelos participantes, que competiram com entusiasmo em jogos bastante equilibrados.
Cinco equipes, compostas por quatro titulares e um reserva, participaram do torneio. Todos os atletas são nascidos ou residentes na cidade. O evento atraiu um público formado por familiares e amigos dos competidores. “Foi um evento muito saudável e divertido, temos certeza de que na segunda edição o número de participantes e espectadores irá dobrar”, disse o organizador.
A final, disputada em três sets, foi um dos momentos mais marcantes do torneio. A equipe Arena Team consagrou-se campeã após um duelo acirrado contra o time CV Personal Trainer. “Todos os jogos foram muito disputados, mas a final realmente se destacou. Premiamos as equipes finalistas com troféus e também houve medalhas para as duas revelações do torneio, de 12 e 14 anos, e para o atleta mais experiente”, acrescentou Jonathan.
Sobre os planos para o futuro, Jonathan destacou o desejo de realizar a segunda edição do torneio em dezembro de 2024 ou janeiro de 2025, com melhorias na estrutura para receber mais times e espectadores. Além disso, ressaltou que a Arena Beach Garden já promove torneios de outras modalidades, como futevôlei e beach tennis, que têm atraído muitos atletas. “Realizamos torneios de três modalidades: vôlei de praia, futevôlei e beach tênis. Cada uma das modalidades acontece, em média, a cada quatro meses. Neste mês ainda haverá um festival de esportes na areia, que acontece nos dias 21/09 (futevôlei), 27 e 28/09 (beach tennis). Já estamos com 104 atletas inscritos para os três dias de festival”.
O fundador da Arena também falou sobre a evolução do vôlei de areia em Resende Costa. “O vôlei sempre foi paixão de Resende Costa. É possível ver pelo ginásio que costumeiramente fica cheio aos fins de semana com times jogando vôlei de quadra. O vôlei de areia está em evolução, entretanto posso dizer que quem começa não para. Nossa areia é especial para esportes e traz muito conforto aos pés dos alunos, tornando o esporte prazeroso. Após o torneio, sentimos uma motivação diferente e, no último sábado, as reservas de quadras foram praticamente todas para o vôlei. Por isso é sempre importante estar estimulando e motivando nossos alunos”.
Além do sucesso do vôlei de areia, a Arena Beach Garden tem se destacado pelo beach tennis, esporte que tem conquistado cada vez mais adeptos na cidade. “O beach tennis hoje é o principal evento e esporte praticado na arena devido à sua versatilidade. Podem jogar pais e filhos, marido e esposa, avó e neto, não sendo limitado o número de amantes do esporte. As pessoas, às vezes, ficam um tanto envergonhadas por nunca terem praticado nenhum esporte, porém, assim que começam, percebem como é fácil, basta apenas um pouco de coordenação motora e o resto é prática. Hoje é o esporte que mais cresce no Brasil, assim como o futevôlei. Temos parceria com as arenas da região, sendo que trocamos muitas ideias e sempre estamos nos apoiando uns aos outros. Acredito muito no investimento e no potencial de crescimento, tanto dos esportes quanto do espaço de lazer da arena. Pretendemos ainda este ano expandir nosso espaço com a construção da sauna e espaço kids. Estou muito feliz com a arena e espero que Resende Costa também, porque amo essa cidade e trouxe algo inovador para nós, pois sou mais um apaixonado por esportes”, finaliza Jonathan.