Fórum de Turismo: Resende Costa com expositores e presença em painéis de discussão


Cidades

José Venâncio de Resende0

fotoResende-costenses no III Gerais do Mundo, em Tiradentes (foto arquivo pessoal)

Resende Costa participou ativamente do III Fórum de Turismo nas Vertentes “Gerais no Mundo”, que aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro em Tiradentes (MG). O evento, realizado pelo Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e pelo SEBRAE, foi dedicado à troca de experiências e informações entre municípios, com palestras, oficinas e feiras.

A presença de Resende Costa foi marcada tanto com expositores quanto com painéis de discussão. Três expositores representaram a cidade no evento, levando seus produtos locais ao público: a ASARC (Associação dos Artesãos de Resende Costa), por meio de Cleidiana da Silva e Maureline Aparecida Santos; MF Charcutaria, por meio de Marco Faro; e o Casal Gastrô Cláudio Ruas e Amana Castelo Branco, da Fazenda Pimenta.  

Do painel sobre Cases de Sucesso, participaram o secretário de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico, Edmar Assis, e o chefe de Turismo e Artesanato, Lucas Lara, bem como o diretor de Cultura e Turismo de Barbacena, Alexandre Braga. Edmar e Lucas destacaram o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) como um exemplo de excelência em recepção e apoio aos visitantes. Eles ressaltaram o conforto e a estrutura oferecidos pelo CAT, que proporcionam aos turistas acesso a informações, banheiros limpos, wi-fi, água gelada, ponto de energia e estacionamento gratuito, entre outros serviços.

Segundo Edmar, a participação no painel foi uma grande oportunidade de projetar Resende Costa no cenário turístico, evidenciando o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico. “Diversos participantes do evento demonstraram interesse em conhecer melhor o modelo do CAT de Resende Costa, buscando informações sobre seu funcionamento e pedindo orientação para implantar ou melhorar seus próprios centros de atendimento em outros municípios.”

Esse sucesso só foi possível graças ao apoio constante da gestão municipal e ao trabalho árduo da Secretaria. “Nada disso seria viável se não tivéssemos uma liderança que acreditasse em nosso trabalho”, disseram os representantes de Resende Costa.

Outros participantes resende-costenses no fórum: André Eustáquio, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer; Mateus José Resende, presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo); Igor Delgado (atendente de turismo, que atuou com a fantasia da Tixa); Samantha Moreira Magalhães (proprietária do Sankofa Bistrô e Galeria); Andreia da Silva Resende Santos (da Arte Que Faço Artesanato); e Adriane Aparecida Silva Resende (guia de turismo).

“O fórum serviu para reforçar que Resende Costa está no caminho certo no desenvolvimento do turismo, seja ele voltado para compras e esportes ou turismo de base comunitária”, enfatiza Edmar. “O município consolida-se cada vez mais como um destino capaz de oferecer diversas experiências aos visitantes.”

 

O Fórum: um balanço geral

O Fórum uniu, nessa terceira edição, a tradição e a modernidade em dois dias de palestras, painéis e oficinas com foco total na inovação e nas tecnologias do setor. “O resultado é a melhoria da qualificação, mais gente qualificada na região, mais conhecimento, mais treinamento”, resume Marcus Januário, gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes. “Melhorar o serviço e melhorar os atendimentos são coisas que fazem com  que o turista fique mais tempo e gaste mais, aumente o ticket médio para a região.”

E quando são usadas “as ferramentas que foram apresentadas no Fórum, como a inteligência artificial (IA), inovação, novas tecnologias, saímos na frente de todo mundo”, constata Marcus. “Isso reduz custo e aumenta a qualidade e, consequentemente, o ganho do empreendimento. Desse modo, todo mundo ganha porque o turista consome mais na região e as pessoas têm um melhor aproveitamento do que elas fazem, utilizando as ferramentas mais adequadas e mais modernas.”

“Durante o evento, houve a participação de artesãos, doceiras, queijeiros, produtores de cachaça, de café, de artesanato, de óleos essenciais, de charcutarias, de quintandas etc., que puderam expor os seus produtos”, acrescenta Chaira Araujo, da área de comunicação e projetos especiais do Circuito Trilha dos Inconfidentes. Também compareceram representantes das cidades que pertencem à Trilha dos Inconfidentes, como prefeitos e secretários de Cultura e Turismo.

LINK RELACIONADO: 

Clique aqui para ler: 1º Festival Gastronômico “Tô na Trilha dos Inconfidentes”

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário