O Hospital Regional de Divinópolis passa a pertencer, em 2026, à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A doação foi aprovada, em 10 de dezembro de 2025, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sancionada no dia 12 de janeiro deste ano pelo governador Romeu Zema.
O projeto de lei 4.690/2025 foi uma iniciativa da deputada estadual Lohanna França, tendo sido aprovado por unanimidade pelo plenário da Assembleia. O próximo passo é o registro da transferência em cartório de Belo Horizonte.
A doação do imóvel (com área superior a 66 mil metros quadrados, dos quais 16,76 mil metros quadrados de área já construída) permite que a UFSJ assine contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), para que esta assuma a gestão do hospital. A criação do hospital universitário da UFSJ, junto ao Campus Dona Lindu, abrirá mais leitos na rede de saúde pública, com atendimento de 100% do SUS, além de se tornar um importante polo de ensino e pesquisa.
Este "é um momento importante para a saúde pública na região do centro-oeste mineiro", reagiu o reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade.
Antecedentes e serviços
O Hospital passou por obras, que estavam paralisadas desde 2016 e foram retomadas em 2023. Em fevereiro de 2025, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a UFSJ, o Governo de Minas e a EBSERH para a gestão do Hospital. Com a conclusão da doação do imóvel, a EBSERH poderá tomar as medidas necessárias para a compra de equipamentos para a unidade de saúde, e formalizar os contratos de prestação de serviços necessários para a operacionalização do hospital.
O Hospital vai atender 54 municípios da região Centro-Oeste. São 202 leitos, sendo 30 de UTI, dez de UTI neonatal, dez de cuidados intermediários neonatais convencionais (UCI) e cinco de UCI Canguru. Também contará com 69 leitos de internação adulta, 31 para internação pediátrica, 20 leitos de observação no pronto atendimento, três de emergência e 12 consultórios para urgência e emergência.
O Hospital disponibilizará atendimentos de obstetrícia clínica e obstetrícia cirúrgica, além de Centro de Parto Normal (CPN) tipo II e Gestação de Alto Risco (GAR) tipo II. Também será disponibilizado acesso às clínicas cirúrgicas para procedimentos nas áreas de cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, neurologia, ortopedia e traumatologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e endovascular e procedimentos cirúrgicos na área de urologia. Além disso, haverá atendimentos em clínica médica, pediatria clínica, oftalmologia e cuidados com a saúde mental.
Conquistas e perspectivas
Esta foi uma das principais conquistas da UFSJ em 2025, seguramente a principal na área da saúde. O Hospital Regional de Divinópolis “passará a ser o nosso hospital universitário”, enfatizou o retor Marcelo Andrade.
Outro destaque do ano passado foi a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2026-2036), documento estratégico que norteará os rumos da UFSJ nos próximos dez anos. Trata-se de “um documento que foi trabalhado por toda a comunidade acadêmica, visando ao desenvolvimento da nossa instituição”, disse o reitor. “Somam-se a esse marco projetos e ações de extensão reconhecidos em todo o estado de Minas Gerais, além da criação de novos programas de pós-graduação.”
Na área de ensino, entra em funcionamento em 2026 os cursos de Engenharia da Energia, no Campus Santo Antônio, e de Engenharia da Computação e de IA (Inteligência Artificial) no Campus Alto Paropeba. E, em 2027, está previsto o início do funcionamento do curso de Engenharia de Controle e Automação, no Campus de Sete Lagoas.
Outra expectativa é a aprovação do projeto de lei, de autoria do deputado Cristiano Silveira, que propõe a doação à UFSJ do centro de convenções da Expo Minas em São João del-Rei, que assim seria transformado em unidade do hospital universitário. Então, há a possibilidade de “termos uma unidade no Centro-Oeste mineiro e a outra no Campo das Vertentes, atendendo cerca de 10% da população mineira”, anseia o reitor Marcelo Andrade.
Fonte: Portal da UFSJ e Agência Minas Gerais

