No dia 20 de fevereiro de 1944, autoridades municipais de Resende Costa, lideradas pelo então prefeito, doutor José Vilela da Costa Pinto, se dirigiram à Vila de Jacarandira, antiga Salvaterra, para a celebração de um feito especial para o município, especialmente paraaquela comunidade. A lei estadual nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943, elevava a Vila de Jacarandira à condição de Distrito de Jacarandira.
Na comitiva das autoridades resende-costenses estavam também o juiz municipal doutor Pedro Muzzi do Espírito Santo, o advogado Alaor de Melo Chaves, o escrivão José Maria da Conceição Chaves (Juca Chaves), a senhorita Rosália da Costa Pinto e a farmacêutica Zélia de Azeredo Coutinho. “Chegando a Jacarandira, foram jubilosamente recebidos pela população local, que se postava, com a solidária e afetiva participação de várias pessoas das circunvizinhanças, defronte da escola pública, na praça Doutor Costa Pinto, sob premente e comum regozijo pela instauração da nova fase que se abria à vida do antigo arraial, em fagueiras esperanças”, relatou o escrivão Juca Chaves, que estava presente no evento, em seu livro “Memórias do Antigo Arraial de Nossa Senhora da Penha de França da Lage, atual cidade de Resende Costa”,Coleção Lageana/amiRCo, 2014.
Após oito décadas, na mesma praça Doutor Costa Pinto, autoridades municipais, lideradas pelo prefeito em exercício de Resende Costa, Lucas Paulo de Assis Vale, foram até Jacarandira, no último dia 26 de abril, para celebrarem juntamente com a população local e visitantes, os 80 anos de elevação da comunidade à condição política de Distrito do município de Resende Costa. A data histórica foi planejada pelos organizadores para ser comemorada junto com a 18ª Festa do Carro de Boi, entre os dias 26 e 28 de abril. O evento movimenta a comunidade e atrai centenas de pessoas a Jacarandira.
A Lira São Sebastião, importante instituição cultural e musical do distrito, criada em 14 de fevereiro de 1976,coordenou as festividades dos 80 anos com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Na abertura oficial do evento, o maestro Adinilson Santos regeu a banda e proferiu um discurso de homenagem a Jacarandira, no qual destacou os principais acontecimentos históricos ao longo da história do distrito.
Um dos momentos marcantes da solenidade comemorativa foi a exibição de um vídeo que contou a trajetória de pessoas que construíram a história da comunidade. O prefeito em exercício Lucas Paulo participou do evento ao lado do prefeito municipal licenciado, Zinho Gouvea, natural de Jacarandira, e de vereadores do município. Lucas falou ao JL sobre o momento histórico para Resende Costa e para Jacarandira: “É uma data histórica e importante a qual todos nós resende-costenses precisamos comemorar. Jacarandira é o nosso único distrito. Uma comunidade dinâmica, rica em história, belezas naturais e que se destaca também pelo incentivo à cultura, especialmente à música através da Lira São Sebastião, e das tradições do carro de boi que comemoramos também no final de semana dos dias 26, 27 e 28 de abril. Comemorar os 80 anos do distrito de Jacarandira significa, acima de tudo, destacar e reconhecer a importância desta comunidade para o nosso município”.
História
Da praça Doutor Costa Pinto, onde se comemorou há 80 anos a elevação da Vila de Jacarandira a Distrito, vê-se a majestosa Fazenda Salva Terra, intimamente ligada ao surgimento da comunidade. Erguida pelo Padre Damaso, provavelmente no início do século XIX, a fazenda atualmente conserva uma fachada do início do século XX, quando se deram significativas modificações pelo seu então proprietário, o senhor Francisco Coelho da Silveira (Chico Coelho). A obra foi concluída no dia 15 de outubro de 1932, conforme inscrição na fachada da sede. A casa é ampla e composta de grandes salões que ostentavam, no passado, o luxo e a exuberância da aristocracia rural. A área em que a fazenda foi construída é de descomunal beleza. Destaca-se a belíssima cachoeira, um dos atrativos turísticos de Jacarandira, que se localiza bem no quintal da histórica fazenda.
A fazenda Salva Terra herdou o antigo nome do atual distrito.“Explica certa versão corrente que o antigo nome do lugar provém de uma ocorrência registrada por ocasião do conflito armado com o Paraguai (Guerra do Paraguai, 1864-1870), quando, fugindo do recrutamento, veio a ter aos terrenos da primitiva fazenda do Padre Dâmaso, a 6 quilômetros da sede da atual Vila (hoje Distrito) de Jacarandira, um moço que tinha ao seu encalço uma escolta e que ali se achando seguro, disse de si para si: ‘Estou em salva terra’”, escreveu Juca Chaves que, no dia 25 de janeiro de 1944, foi nomeado Oficial do Registro Civil e Escrivão de Paz do recém-elevado distrito.
Cultura
O modo de vida e a preocupação com as suas tradições e com a cultura refletem um compromisso da população de Jacarandira com o desenvolvimento da comunidade. Fato este que levou o distrito ao patamar onde ele se encontra hoje, ou seja, um lugar que oferece qualidade de vida a seus moradores e acolhe bem quem o visita atraído pelas bucólicas belezas naturais, pelas festas tradicionais, como a Semana Santa, a Festa do Carro de Boi e a Festa dos Três Dias.
Dentre estas festas que acontecem no decorrer do ano, destaque para a Festa dos Três Diasque se realiza no final do mês de julho. A comunidade celebra nestes dias Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário e o Padroeiro do distrito, São Sebastião. É um fim de semana de muita animação, com shows e barraquinhas na praça, além, é claro, da presença de muitos filhos da terra que moram em cidades distantes e escolhem a festa como momento especial de reencontro com familiares e amigos.
A Semana Santa é uma das mais importantes festividades realizadas em Jacarandira. Acompanhar as piedosas imagens do Senhor dos Passos e de Senhora das Dores, ambas esculpidas pelo artista resende-costense Valcides Arvelos, pelas ruas do distrito, ao som da Lira São Sebastião, é uma experiência que encanta e comove a todos que participam deste evento religioso.
Infraestrutura
Jacarandira está distante 42 Km de Resende Costa e18 Km de Passa Tempo.Apesar de não possuir rodovia de acesso asfaltada, sendo que o escoamento da produção e os principais mercados se encontram na região do Sul de Minas e no Centro-oeste de Minas, o distrito conta com infraestrutura que lhe garante acesso aos principais serviços públicos, como água, luz, telefonia móvel, escola e posto de saúde.
Belezas e atrativos naturais
O distrito de Jacarandira, localizado na sub-região centro-oeste do município de Resende Costa, faz divisa com os municípios de São Tiago, Passa Tempo, Desterro de Entre Rios e Oliveira. A Serra da Galga separa o distrito do resto do município. Com um horizonte a se perder de vista, dada a uma altitude em torno de 1.200 a 1.300 metros, a serra é o principal ponto de relevo na região onde se localiza o distrito. É ainda um divisor de águas, conferindo ao local cenário de rara beleza e de peculiar riqueza por suafauna e flora.
O futuro
Há 80 anos, o prefeito de Resende Costa, José Vilela da Costa Pinto, destacara em seu discurso durante a solenidade de elevação da Vila de Jacarandira a Distrito “os genuínos anseios da localidade” de alcançar a posição política de distrito do município de Resende Costa. Hoje, essa mesma comunidade celebra a histórica conquista, contudo, olhando para a frente e vislumbrando um futuro que mira o desenvolvimento e, cada vez mais, a qualidade de vida e a prosperidade para a sua população. “Comemoramos hoje os 80 anos do distrito de Jacarandira e suas conquistas. O mais importante, porém, é, sem dúvidas, pensar no futuro e avançar cada vez mais nas demandas do nosso distrito, buscar e trabalhar pelas melhorias que a comunidade deseja e, acima de tudo, merece. Parabéns, Jacarandira, pelos 80 anos de elevação a distrito!”, disse Lucas Paulo.