Mais de 100 mil visitantes na Festa do Café com Biscoito, de São Tiago


Cidades

José Venâncio de Resende0

Festa do Café com Biscoito atrai mutidão de pessoas em São Tiago, no Campo das Vertentes (foto ASSABISCOITO)

Mais de 100 mil pessoas visitaram a “24ª Festa do Café com Biscoito”, entre 12 e 15 de setembro, na cidade mineira de São Tiago, segundo estimativa da Assabiscoito (associação do setor). Durante o evento, foram servidas cerca de 6,5 toneladas de biscoitos (mais de 100 variedades) e 2,5 mil litros de café. A praça da matriz foi ocupada com 15 estandes de fábricas de biscoitos, 18 expositores da agroindústria (oito deles de patrocinadores) e 10 estandes do artesanato (apenas no estande da Associação de Artesãos havia produtos de 15 artesãos).

Este é considerado o maior evento da cidade, localizada no Campo das Vertentes e que pertence ao Circuito Trilha dos Inconfidentes e à rota mineira do Caminhos de São Tiago. Segundo João Pinto de Oliveira, presidente do conselho de administração do Sicoob Credivertentes, esse é realmente um trabalho de cooperação e conjunção de forças, no qual todos atuam não apenas para proporcionar lazer aos visitantes, mas também para obter resultados econômicos. O Sicoob Credivertentes é patrocinador oficial/máster da festa desde a sua criação, em 1999.

 

Um pouco da história

Essa festividade tem suas raízes no século XVIII, em que São Tiago já era reconhecida por suas tradições gastronômicas e, dessa forma, servia de parada para viajantes e tropeiros, recepcionados pelas quitandas dos moradores. A produção de biscoitos acompanhou o crescimento da cidade ao longo do tempo e as variedades passaram a ser servidas em eventos públicos e particulares.

Em meados dos anos 1990, a população são-tiaguense buscou alternativas para melhorar a situação econômica do município. De acordo com o livro De portas sempre abertas, lançado em 2016 pelo Sicoob Credivertentes, em 1993 a cooperativa contratou um consultor para realizar um estudo socioeconômico de São Tiago, que encontrou grande potencial na tradição das quitandas. A partir daí, a comunidade começou a investir ainda mais na produção e no aprimoramento das variedades de biscoitos.

Passados alguns anos, uma comitiva de representantes da EMATER, da Associação do Comércio, do Sicoob Credivertentes e da CASTIL (Cooperativa Agropecuária de São Tiago) procurou o SEBRAE, em Belo Horizonte, para levar a ideia de realizar um evento com degustação das quitandas. Com a aprovação da proposta e muita empolgação, a 1ª edição da Festa do Café com Biscoito, na época conhecida como “Parada do Café com Biscoito”, ocorreu em 1999.

 

Economia aquecida

O mercado de biscoitos ganhou impulso e a celebração tornou-se símbolo da cidade. Em 2006, a “Parada” passou a ser “Festa” pelo fato de a organização entender como um nome mais atrativo e condizente com o que o evento proporcionava. Em 2010, com o intuito de conservar essa manifestação cultural, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA - MG) reconheceu a festa como Patrimônio Cultural Imaterial.

Já em 2013, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) conferiu aprovação aos biscoitos são-tiaguenses, um feito importante para consolidar a qualidade do produto. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, um público nunca antes visto na história da cidade (cerca de 100 mil pessoas) marcou presença nos dias do evento. Resultado este que se repetiu neste ano.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário