SÃO JOÃO DEL-REI – Que o Cooperativismo faz a diferença e muda a história de Comunidades inteiras, todo mundo sabe. Mas fato é que esse potencial ganhou novos contornos, políticos e administrativos, em 2018. Isso porque, naquele ano, a Lei Complementar nº 161 permitiu que Prefeituras movimentassem recursos financeiros junto a Cooperativas de Crédito.
Sete anos mais tarde, o prefeito de Resende Costa, Lucas Vale, ainda comemora essa transformação. Isso porque a relação entre a Administração Municipal e o Sicoob Credivertentes traz impactos mais que positivos para toda a Cidade – com efeitos diretos nos cofres públicos. “Nossas aplicações tiveram resultados impressionantes e com diferenças expressivas na comparação com outras opções do mercado. Todo gestor sabe o que isso significa e o quanto importa para a receita como um todo. Então o que posso dizer é que levaremos mais recursos para mais negócios com a Cooperativa”, frisou.
O depoimento, impactante, foi dado durante o II Encontro de Lideranças promovido pelo Sicoob Credivertentes em 17 de Janeiro. Realizado em São João del-Rei, o evento reuniu mais de 80 representantes públicos entre Prefeitos, Assessores e Corpo Técnico do Poder Executivo em todo o Campo das Vertentes.
Palestras
O cronograma dinâmico foi marcado por networking, comunicação aberta e expertise, levando para o centro dos debates representantes do Sicoob Central Crediminas, do Sicoob Credivertentes e do Sebrae. De um lado, foram discutidas pautas jurídicas e administrativas que norteiam a Gestão Pública. De outro, foram apresentadas soluções financeiras que, saídas direto do portfólio Cooperativista, dinamizam relações e otimizam o cotidiano de quem as utiliza. “Todos nesta sala e neste evento têm um mesmo propósito: promover Desenvolvimento, Crescimento com Sustentabilidade e o Bem Comum. Isso passa por diferentes áreas, diferentes demandas e, claro, diferentes desafios. Daí a importância da ‘união que faz a força’, do elo entre gestores e lideranças que impactam vidas; da parceria entre o Cooperativismo Financeiro e Prefeituras”, analisou o conselheiro de Administração do Sistema Crediminas, Erivelton Laudimar Oliveira.
Houve espaço, ainda, para a apresentação de todo leque em Programas de Impacto Social implementados pelo Sicoob Credivertentes em seus municípios, abrindo portas para parcerias voltadas a Cultura, Cidadania, Educação Financeira, Empreendedorismo, Responsabilidade Ambiental. “Foi, então, uma oportunidade valiosa para discutirmos como desempenhar um papel ainda mais significativo no fortalecimento de Cidades e Populações através da colaboração mútua”, avaliou a vice-presidente do Conselho de Administração na Cooperativa, Fabiana Diélle de Oliveira.
União de forças
“É sempre importante frisar que quando acreditamos e investimos no Cooperativismo, todos os recursos aplicados são multiplicados e permanecem na Comunidade. Tudo isso sob um viés que percebe o Desenvolvimento Coletivo como fruto do trabalho e do suor de cada um. Literalmente. Afinal, não começamos com fundos bilionários. Somos o tostão que, reunido pouco a pouco, evoluiu para milhões. E nessa jornada não perdemos o foco do que realmente importa: a Pessoa, a Dignidade Humana”, salientou ainda o membro-fundador e presidente do Conselho Administrativo, João Pinto de Oliveira.
Testemunhando tudo isso, o ex-funcionário da instituição e atual prefeito em Coronel Xavier Chaves, Sidinei Paiva, foi só elogios para o II Encontro de Lideranças. “Sou um amante do Cooperativismo e hoje, além de reencontrar antigos colegas, senti mais uma vez o poder desse movimento. A palavra mais falada aqui, aliás, foi parceria. E é certo que podemos contar com o Sicoob Credivertentes no propósito de cuidar, incentivar e fazer o melhor por nossa gente”, encerrou.
A Cooperativa
O Sicoob Credivertentes é, orgulhosamente, a primeira Cooperativa de Crédito da região. Fundada em 1986, ela tem sede em São Tiago, mas expandiu seu mapa de atuação para outras 24 Comunidades. Há, ainda, uma agência na área central da capital mineira, Belo Horizonte; e a possibilidade de associação digital em qualquer lugar do país. Com isso, congrega hoje mais de 43 mil Cooperados.