Sicoob Credivertentes realiza VI Encontro de Delegados

Evento foi marcado por capacitação técnica e posse de 160 representantes dos Cooperados


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

Da Capital Nacional do Artesanato para o Cooperativismo Delegados de Resende Costa foram empossados na oportunidade e terão mandato até 2029

TIRADENTES – Na Sexta-Feira, 10, a charmosa cidade histórica foi marcada por um evento também histórico tanto para o Sicoob Credivertentes quanto para os mais de 160 Cooperados que se tornaram representantes legítimos – e Cooperativistas – de suas Comunidades.

É que na data aconteceu o VI Encontro de Delegados da instituição, quando eleitos em 26 localidades foram definitivamente empossados para mandato que se estende até 2029. “Acho que hoje a ficha caiu. Já sabia da minha responsabilidade, mas receber meu diploma e perceber que agora, sim, posso ser chamado de ‘Delegado’ deu ainda mais sentido pra tudo. Estou muito feliz e pronto para a missão”, comentou José Jorge Souza, de Barbacena.

O evento foi marcado, ainda, por uma maratona de palestras técnicas com temas que transitaram entre Filosofia Cooperativista; deveres institucionais; representatividade; bases jurídicas e, claro, Sustentabilidade do Negócio. Todos assuntos esquematizados numa cartilha exclusiva preparada pelo Sicoob Credivertentes. “Peço a você, Delegado, que transforme esse material em um verdadeiro guia de atividades para os próximos anos. É informativo, é didático e será uma bússola importante para tudo o que for realizar. Afinal, a informação é uma base essencial do Cooperativismo e de todo o relacionamento que terá com os demais Cooperados”, explicou a assessora jurídica Ana Olívia Câmara, da Eulino & Figueiredo Advogados.  

Nesse sentido, o também jurista Davidson Eulino acrescentou: “O ‘ser Delegado’ vai muito além de votar em Assembleias porque cada um de vocês representa, na verdade, uma média de 297 Cooperados. Sua missão é coletiva e pelo Bem Comum – seu posicionamento também. Afinal, vamos lembrar, o Sicoob Credivertentes não se limita ao Conselho, à Diretoria, às equipes nas agências. Ao contrário, ele é de todos, para todos e conta com vocês”.

A delegada Valéria Oliveira, de Alfredo Vasconcelos, sentiu o impacto de tudo isso como motivação para fazer (ainda mais) diferença. “Penso em levar pra mais pessoas o propósito da Cooperativa; mostrar o que realmente ela tem a oferecer. Além disso, quero muito ouvir os Cooperados da minha Cidade, entender o que têm buscado e, quem sabe, poder ampliar o alcance das Ações Sociais por lá”, pontuou.

E foi ouvindo depoimentos como esse que o presidente do Conselho de Administração no Sicoob Credivertentes, João Pinto de Oliveira, cravou: o VI Encontro de Delegados veio consagrar palavras-chave do Cooperativismo. “Nos reunimos para celebrar a participação democrática, o diálogo, o conhecimento aprofundado da nossa filosofia. Tudo isso sem perder de vista as questões administrativas e legais que mantêm a Sustentabilidade dos nossos negócios. É sabendo, exercitando e mesmo falando sobre esses assuntos com transparência que confirmamos o que sempre dizemos: somos todos os verdadeiros donos da Cooperativa”, encerrou.  

  

A instituição

O Sicoob Credivertentes é, orgulhosamente, a primeira Cooperativa de Crédito da região. Fundada em 1986, ela tem sede em São Tiago, mas expandiu seu mapa de atuação para outras 25 Comunidades – incluindo Resende Costa, onde atua há 30 anos. Assim, congrega hoje mais de 48 mil Cooperados no Campo das Vertentes, na Zona da Mata e na capital mineira, Belo Horizonte.  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário