Vem aí a X Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa


Cidades

Lucas Lara*0

O artesanato têxtil é o grande protagonista da Mostra que valoriza o saber, a técnica e a arte do artesão (foto Thiago Morandi)

Não é novidade para ninguém que Resende Costa, além de “berço dos inconfidentes” e um dos pores do sol mais belos de toda Minas Gerais, é recanto do artesanato. Pois bem... Nossa cidade possui a indicação geográfica de procedência de artesanatos têxteis produzidos por tear e produção manual. Somos capital mineira do artesanato têxtil. Já temos o título de capital nacional aprovado pela Câmara dos Deputados. Temos a tecelagem artesanal como bem cultural imaterial do município, aprovado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Todos os dias atraímos turistas e visitantes que chegam à cidade em busca do nosso diverso e colorido artesanato. Por esses e outros motivos, em 2024, celebraremos mais uma vez nossa tradição artesanal. Vem aí a décima edição da Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa, em meio às comemorações do 112º ano de emancipação política de nosso município. O evento acontecerá no feriadão de Corpus Christi e aniversário da cidade, entre os dias 30 de maio e 2 de junho no estacionamento do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na Avenida dos Artesanatos.

A X Mostra tem tudo para ser uma das mais diversas e ecléticas de suas edições. Nas atrações musicais, ouviremos MPB, pop, pop rock, rock, samba, forró, chorinho e até sertanejo. Com um olhar voltado para nossas raízes e ancestralidade, teremos a grata satisfação de receber Renato Teixeira e Chico Lobo. Pensando em valorizar a cena musical feminina, teremos Tributo à Rita Lee, com a banda Monster e cover da Pitty, com a banda Anacrônico. Além disso, contaremos com os vocais femininos da Nat Freitas, da Flor de Minas, da Nádia Alamino com a banda resende-costense Via Oito e da Nara Resende, em seu duo com o César Guedes. Para completar o time de artistas locais, teremos Um Duo Qualquer e os musicistas Foca, Felipe e Wagner, que comandarão uma roda de choro. Além disso, receberemos “vizinhos” com um showzaço da banda Zero Grau. E acredite se quiser: teremos carnaval em junho. Quem comandará essa festa será o G.R.E.S. Vem Me Ver, de São João del-Rei, que trará uma grande novidade ao anunciar seu enredo para o Carnaval 2025.

Mas o que importa mesmo é o protagonismo do nosso artesanato. E ele terá! Novamente contaremos com uma exposição viva da linha produtiva do tradicional artesanato de Resende Costa. Para além do artesanato têxtil, teremos torno (modelagem de cerâmica) e forja (cutelaria) ao vivo. Teremos, também, oficina de pintura e arte-reciclagem. Novamente contaremos com a feirinha de pequenos produtores e artesãos locais durante toda a programação, contando com a participação daqueles vinculados ao “Espaço do Artesão”, regulamentado junto à Secretaria de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico. E na sexta teremos um importante bate-papo com artesãos do município, durante o qual refletiremos o tema: “O artesanato ontem, hoje e sempre”.

O que não faltará é comida boa e bebida gelada. O evento contará com uma praça de alimentação equipada. A “Cozinha do Inconfidente” também estará de volta e, desta vez, com a participação de pratos típicos do último Encontro da Mulher Rural.

E a criançada também se dará bem. Teremos uma programação especial voltada para os pequenos: brinquedos gratuitos a partir de sexta-feira e atrações incríveis no sábado e domingo. No dia 1º (sábado), durante a tarde teremos esquete de palhaços, Elsa e Anna (Frozen), Batman e Homem Aranha e Festival das Cores. Já no dia 2 (domingo), desfrutaremos de apresentações de mágica e perna-de-pau, Cinderela e Branca de Neve, Patati e Patatá e oficina de bolhas de sabão gigantes.

Os eventos esportivos e culturais não ficarão de fora. Acontecerá a VI Caminhada Passos de José, no sábado (1º), saindo da frente da Casa dos Inconfidentes, na praça Cônego Cardoso, em direção aos Campos Gerais. No dia 2, se realizará a 9ª Meia Maratona do Artesanato e do Aniversário da Cidade, com percursos de 21km e 6,5km. Contaremos, também, com roda de capoeira com a Oficina da Capoeira Internacional.

A X Mostra de Artesanato e Cultura será também a comemoração do aniversário de Resende Costa, constando, dessa forma, de diversos atos cívicos durante o evento. Confira a programação completa:

 

Quinta-feira – Dia 30 de maio:

10h – Inauguração do “Espaço do Artesão” - Exposição viva da linha produtiva do tradicional artesanato de Resende Costa;

10h – Abertura da Feirinha de pequenos produtores e artesãos locais;

20h30 – Abertura Oficial da X Mostra de Artesanato e Cultura com presença de autoridades;

21h – Show com Chico Lobo;

23h – Show com Via Oito.

 

Sexta-feira – Dia 31 de maio:

10h às 22h – Exposição viva da linha produtiva do tradicional artesanato de Resende Costa;

10h às 22h – Feirinha de pequenos produtores e artesãos locais;

10h - Café com Artesão: O artesanato ontem, hoje e sempre;

13h às 16h – Oficina de cutelaria e forja ao vivo com Facas Venceras;

16h – Show acústico com Um Duo Qualquer;

19h – Entrega das medalhas José de Resende Costa no Espaço Lilia Lara;

21h – Banda Zero Grau;

23h – Anacrônico – Pitty Cover.

 

Sábado – 1º de junho:

7h – VI Caminhada Passos de José – Saída em frente à Casa dos Inconfidentes em direção aos Campos Gerais;

10h às 22h – Exposição viva da linha produtiva do tradicional artesanato de Resende Costa;

10h às 22h – Feirinha de pequenos produtores e artesãos locais;

10h – Oficina de Arte Reciclagem e Pintura com NaLuiza Artes;

12h – Show Acústico com Nara e César Guedes;

13h às 16h – Oficina de cutelaria e forja ao vivo com Facas Venceras;

14h – Atrações infantis com Diverkids;

16h às 18h – Oficina de cerâmica – Torno ao vivo com Ateliê Camaleão;

20h – Show com Flor de Minas;

22h – Show com Renato Teixeira;

23h50 – Show com Monster – Tributo à Rita Lee;

 

Domingo – 2 de junho:

6h – Alvorada festiva;

7h – Hasteamento das bandeiras na Prefeitura Municipal;

8h – Missa em Ação de Graças aos 112 anos de emancipação política de Resende Costa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França;

8h – 9ª Meia Maratona do artesanato e do aniversário de Resende Costa;

10h às 22h – Exposição viva da linha produtiva do tradicional artesanato de Resende Costa;

10h às 22h – Feirinha de pequenos produtores e artesãos locais;

10h – Roda de capoeira com a Oficina da Capoeira – Internacional – Mestre Ray;

12h – Roda de chorinho;

14h - Atrações infantis com Diverkids;

17h – Samba com G.R.E.S. Vem Me Ver e anúncio oficial do enredo 2025.

 

*Chefe da Divisão de Turismo e Artesanato de Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário