Do Plano Real ao pix: a história da Loja Estylo que há 34 anos é referência em Resende Costa


Série Negócios que Contam Histórias

Vanuza Resende0

fotoRene Resende, fundador e dono da loja, e sua esposa Vanderli Resende (foto arquivo pessoal)

Na quinta reportagem da nossa série especial “Negócios que Contam Histórias”, conversamos com os proprietários da Loja Estylo, uma referência em roupas e sapatos na cidade de Resende Costa. Rene Resende, fundador e dono da loja, e sua esposa Vanderli Resende, compartilharam a trajetória de sucesso deste estabelecimento que se tornou parte essencial do comércio em nosso município e enfrentou mudanças desde o Plano Real – com a troca de moeda e a chegada de várias tecnologias. 

 

A origem de um sonho

Rene Resende conta que a ideia de fundar a Loja Estylo surgiu de suas experiências acompanhando seu pai, Antônio, em viagens pela região e vendendo colchas de retalho. Vendo uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra, Rene decidiu começar a fazer essas viagens sozinho, expandindo o leque de produtos para incluir enxovais e roupas. Em 1990, ele decidiu abrir uma loja física em Resende Costa, um pequeno espaço na Rua Sete de Setembro, que, mais tarde, se tornaria um ponto de referência na cidade. “A loja física foi inaugurada no ano de 1990, mas eu ainda continuava em minhas viagens pela região. A loja sempre foi situada no mesmo lugar. No início, era um cômodo pequeno e, com o passar dos anos, fomos aumentando o espaço. Vendíamos também de tudo um pouco, ou seja, roupas de adulto e de criança, material escolar, enxovais...”, conta o empresário.

Os primeiros anos de operação não foram fáceis. Rene e Vanderli relembram a dificuldade de lidar com a troca da moeda e a inflação galopante, o que forçava ajustes semanais nos preços dos produtos. “A troca da moeda foi, com toda certeza, um dos momentos mais difíceis para nós e para todos os comerciantes da época, pois os preços aumentavam todos os dias por causa da inflação altíssima. Tínhamos uma rotina de realizar uma reunião toda semana para fazer os reajustes dos preços, o que era horrível, pois, em uma semana, o preço aumentava quase 10%, prejudicando a nós comerciantes e a nossos clientes”.

A loja, que começou como um pequeno cômodo vendendo uma variedade de produtos, desde roupas até material escolar, com o tempo teve o seu foco mais voltado para o vestuário, tanto feminino quanto masculino, incluindo moda infantil e sapatos. A popularidade da loja cresceu e, com ela, a necessidade de ampliar o espaço físico para melhor atender a clientela fiel. “Graças a Deus, as pessoas de Resende Costa e região começaram a conhecer a loja, o que abriu a oportunidade de fazer as minhas viagens de modo menos frequente e também melhorar nosso espaço físico para atender nossos clientes, que desde o começo foram muito fiéis”, destacam Rene e Vanderli.

 

Momentos decisivos

Um dos momentos mais decisivos para o crescimento da Loja Estylo foi a transição de Rene das viagens regionais para a dedicação total à loja física. Isso permitiu não apenas uma atenção maior aos negócios locais, como também um envolvimento mais próximo com a crescente família, incluindo os três filhos do casal: Rafael, Matheus e Beatriz.

Para acompanhar as mudanças no mercado, a Loja Estylo foi pioneira na informatização dos controles de vendas, em meados de 2008. “A principal mudança ao longo desses anos foi a informatização dos nossos controles de vendas. Lembro-me de que na época fomos os primeiros a fazer essa implementação, isso em meados de 2008”, conta Rene.

As formas de pagamento também evoluíram significativamente ao longo dos anos. Embora as tradicionais fichas ainda sejam usadas por clientes antigos, métodos modernos, como o cartão de crédito/débito e o pix, tornaram-se predominantes. “As fichas, desde o início, foram nossa principal forma de pagamento a prazo. No entanto, com a evolução das tecnologias, tivemos que incrementar as novas formas de pagamento, como pix e cartão de crédito/débito, que hoje são as principais formas de pagamento dos nossos clientes. Mas as fichas ainda existem, em sua maioria utilizadas pelos nossos clientes mais antigos”, conta o casal.

Atualmente, a Loja Estylo é conhecida por sua vasta oferta de moda feminina e masculina, além de calçados e roupas para todas as idades. Rene e Vanderli se orgulham de continuar proporcionando produtos de qualidade para a comunidade de Resende Costa e região. “Queremos continuar com a loja, buscando sempre a melhor qualidade e acompanhando a evolução das novas tecnologias para melhor atender aos nossos clientes. Além disso, buscamos manter a tradição, passando nossos negócios e serviços para nossos filhos”, planejam.

Quando questionados sobre algo que fariam diferente se pudessem voltar no tempo, ambos concordaram que não mudariam nada. Eles acreditam que as decisões tomadas ao longo do caminho foram acertadas, sempre com abertura para as mudanças necessárias e a incorporação de novas tecnologias e formas de propaganda. “Não pensamos em nada, a trajetória do nosso trabalho foi bem coerente e correta, pois mudamos nossas ações quando precisamos e tivemos a cabeça aberta para aceitá-las, como o incremento das tecnologias e novas formas de propaganda, que surgiram ao longo do tempo”, finalizam Rene e Vanderli, que há 34 anos constroem a história do comércio de Resende Costa e fazem parte dela.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário