Encontro de Carros Antigos de Resende Costa bateu recordes no segundo ano


Cultura

José Venâncio de Resende0

Diversidade de marcas

Cerca de 450 carros antigos de 36 cidades participaram do 2º Encontro de Carros Antigos de Resende Costa, nos dias 27 e 28 de julho, no Parque de Exposições. O número de veículos foi maior do que o do 1º Encontro, no ano passado (cerca de 300). “Superou a nossa expectativa, foi um sucesso”, comemora Cida Resende do Fucão 66, que organizou o evento ao lado de Donizete Souza. “Fizemos uma parceria que deu muito certo. Gostamos de antigomobilismo e também de organização de eventos.”

O evento – que teve o apoio da administração municipal, do comércio e da população local - reuniu donos de várias marcas como Volkswagen, Chevrolet/GM, Ford e Fiat. De acordo com as fichas de inscrição, havia carros como um Chevrolet Bel-Air - 1951 (de Ecir Maciel, São João del-Rei), uma Ford F1 Pick UP - 1951 (de Luciano Silva, São Brás do Suaçuí), um Chevrolet Chevy 3100 – 1951 (de Weiner Frank, Congonhas) e um Cadillac Deville -1959 (de Ferruge Garage, Belo Horizonte).

A parceria entre os organizadores do evento e a prefeitura acontece desde o primeiro encontro, segundo Edmar de Assis, secretário municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico. Para “além do padrão de excelência” da organização, a prefeitura disponibilizou verba para cobrir parte dos custos. “Organizar um evento desta magnitude envolve despesas consideráveis, e nosso apoio financeiro é essencial para viabilizar essa realização”, acrescentou.

 

Benefícios

Entre os benefícios de participar de “encontros de antigomobilismo”, Cida enfatiza o convívio. “É sempre muito bom, é um bate-papo entre amigos e uma troca de experiências e de conhecimentos. Os donos de carros antigos gostam de contar a história do automobilismo; é uma oportunidade para os mais velhos relembrarem os bons tempos e também para mostrar aos mais novos uma geração colorida e bem diferente do que temos hoje em dia.”

Outra vantagem é que colabora com o turismo e a economia do município, acrescenta Cida Resende. “Além de realizar um sonho antigo de muitos resende-costenses amantes do antigomobilismo, a questão econômica e turística da cidade é extremamente valorizada. A realização do evento atrai tanto o pessoal de fora quanto daqui de Resende Costa. Com isso, movimenta os artesanatos, as oficinas mecânicas, os lava-jatos, os hotéis e todo o comércio em geral.”

O impacto sobre o comércio foi marcante, de acordo com Edmar de Assis. “Alcançamos a lotação máxima nas pousadas, hotéis e hospedarias, o que evidencia que o evento está no caminho certo e que o público abraçou a ideia. O comércio local, como um todo, teve um ganho significativo, movimentando lojas de artesanato, restaurantes, supermercados e todos os setores comerciais durante os três dias de evento.”

Também a solidariedade esteve presente, segundo Cida Resende. “Assim como no 1º encontro, na entrada e nas inscrições fizemos a arrecadação de alimentos não perecíveis.  Oferecemos café da manhã gratuito para expositores e acompanhantes, área kids gratuita, troféu para participantes, sorteio de kits.” Em relação ao ano passado, “a única diferença foi que aumentamos mais um dia na realização do evento (foram dois dias) e colocamos uma estrutura melhor, com tendas e telão, muita música boa e shows muito bacanas do Sandro Benedita, Banda The Loreans e Bruno Coimbra” .

Edmar acredita que o encontro já está consolidado e deve “continuar a crescer de forma notável. O local onde o evento é realizado oferece um espaço seguro e uma infraestrutura excelente. Contamos com áreas de bares que servem petiscos e cervejas e chopes sempre bem gelados, além de um espaço kids para divertir as crianças enquanto os pais passeiam admirando os carros. Enfim, é um evento que veio para ficar e que se torna mais atrativo a cada ano”.

Além de Resende Costa, compareceram representantes de Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Barroso, Belo Horizonte, Boa Esperança, Campanha, Carandaí, Carmópolis, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Xavier Chaves, Cristais, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Florianópolis (SC), Ibertioga, Itutinga, Juiz de Fora, Lavras, Lagoa Dourada, Oliveira, Ouro Branco, Passa Tempo, Perdões, Piracema, Prados, Santa Cruz de Minas, Santa Luzia, Santo Antônio do Amparo, São Brás do Suaçuí, São João del-Rei, São Tiago e Tiradentes. A todos eles os organizadores do encontro agradecem a presença. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário