“Astro”, o garrote e futuro reprodutor da raça zebuína Tabapuã, nascido no Sítio Riguinho em Resende Costa, fez bonito na 89ª ExpoZebu de Uberaba, entre os dias 26 de abril e 4 de maio no Parque Fernando Costa. O animal pertenceu ao casal Aloísio Vagner Vieira (Zinho do Tenta) e Juliana Resende Pinto até o ano passado, quando foi vendido aos seis meses de idade para Altair Almeida, da Tabapuã Lagoa do Junco, de Ipatinga (MG). “Ele foi o primeiro animal que nasceu no nosso criatório”, conta Juliana Resende Pinto. O casal cria o Tabapuã PO há 4 anos, “para vender genética”. “Atualmente, temos 30 cabeças.”
A matriz ou mãe veio da Fazenda Império das Palmeiras (Guaratinguetá-SP), indicada por Nelson Rodrigues, que “nos orientou sobre o acasalamento”, conta Juliana. Quando o animal nasceu, ela enviou uma foto dele para Nelson, que “agradou muito do bezerro e veio até a nossa fazenda olhar o animal”. Ele viu no bezerro “futuro na pista”. “Então, ele indicou um comprador (Altair) para esse bezerro que queria fazer um campeão em Uberaba.”
O atual proprietário, junto com Nelson Rodrigues, preparou o futuro reprodutor para participar da ExpoZebu, “que é considerada a Copa do Mundo do Zebu”, como define Juliana. “Os criadores levam os melhores animais com a melhor genética dentro de cada raça; os animais são inscritos para participar do julgamento, de acordo com a idade por categorias.”
Desempenho
Na ExpoZebu, o campeão de cada categoria disputa o grande campeonato. O Astro concorreu na 9ª categoria (16 a 18 meses) com sete animais e foi o campeão, conta Juliana. “Aí ele foi para o campeonato Júnior maior e disputou com mais cinco animais que ganharam as suas categorias e ele ficou em 3° lugar.” Voltou à pista para disputar o campeonato de progênie de pai, na categoria jovem, e foi o “reservado campeão”; “ele é filho do melhor touro da raça, o Radiado Fiv de Tabapuã”. No ranking dos criadores da raça Tabapuã da 89ª ExpoZebu,o criador Zinho do Tenta aparece em 11°lugar, pelo desempenho do animal na pista.
O Astro apresenta todas as características da raça, apesar de ser jovem ainda (17 meses), não estar totalmente formado, explica Juliana. “Mas gostaria de dizer que, para nós, eu e Zinho, pequenos criadores, foi muito gratificante ver nosso primeiro animal PO, que tem nossa marca,participando da 89ª ExpoZebu em Uberaba, e fazendo bonito na pista de julgamento, ganhando de gigante lá.”
Sobre o Tabapuã
O Tabapuã é uma raça zebuína de corte, com origem brasileira. Os primeiros animais da raça surgiram em Goiás, onde criadores fizeram cruzamento de animais mocho brasileiro com animais importados da Índia. O resultado foi um gado 100% mocho, que é a principal característica da raça. Além de ser mocho por natureza, são animais dóceis, de fácil manejo e as fêmeas têm grande habilidade materna.
Em 1940, um fazendeiro do interior paulista ganhou um garrote mocho e, a partir dele, a raça começou a se desenvolver pelo Brasil. Até hoje, a Fazenda Água Milagrosa, que pertence à família e fica na cidade paulista de Tabapuã (que recebeu esse nome em homenagem à raça), é referência na criação do gado Tabapuã PO (puro de origem).