Pesquisas em desenvolvimento de testes diagnósticos para Chagas e Hepatite, de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS), e de ingredientes cosméticos sustentáveis para indústria nacional estão entre os projetos a serem contemplados com o valor de R$1,2 milhão obtido pela UFSJ junto ao Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação (MAI/DAI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os recursos serão destinados a bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado dos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
A equipe é composta pelos pesquisadores Alexsandro Sobreira Galdino, Marina Quadrio Raposo Branco Rodrigues, Daniel Bonoto Gonçalves e Mariana Campos da Paz Lopes. Os recursos chegam após a divulgação do resultado da Chamada CNPQ Nº 009/2024. Na avaliação, a proposta da UFSJ recebeu nota 9,6 com destaque para o potencial de inovação, a estrutura e as políticas institucionais, bem como a interação e a consolidação institucional em relação as parcerias acadêmicas com as empresas.
A proposta aprovada envolve parceria com cinco empresas, que juntas oferecerão R$ 174 mil em contrapartida. O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, André Baldoni, destaca o potencial de fortalecimento da cultura e do ambiente de inovação, com formação de recursos humanos conectados ao ecossistema de inovação e empreendedorismo, assim como a obtenção de produtos e processos tecnológicos sustentáveis e mais acessíveis para a população. “Esse resultado representa, também, uma conquista institucional significativa para a UFSJ”, conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSJ