Dois dias (25 e 26 de outubro) de atividades sobre empreendedorismo e inovação na 2ª edição do Del Rei Next, que congregou a chamada “quádrupla hélice” (governo, academia, sociedade e mercado); em outras palavras, poder público, entidades da sociedade civil, empreendedores e instituições de ensino. Este que já está sendo considerado “o maior evento de inovação do Campo das Vertentes” ou “um laboratório gigante de inovação” na versão de um dos seus realizadores, o Sicoob Credivertentes.
O Del Rei Next apresenta o “desafio de conexão e desenvolvimento da região do Campo das Vertentes, por meio de inovação e da tecnologia, com o objetivo de fomentar a cultura de inovação no Campo das Vertentes, posicionando São João del-Rei como referência em empreendedorismo/inovação e um centro de desenvolvimento regional”, na definição do Circuito Trilha dos Inconfidentes, outro dos realizadores.
Muitas palestras, rodadas de negócios, oficinas, workshops, apresentações de novas tecnologias, exposições de robôs, plantas da indústria 4.0, técnicas de impressão 3D, novas conexões e networking, “tudo em um só lugar” (o palco do SENAI-São João del-Rei) marcaram o evento. Presentes o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Lucas Mendes, o prefeito eleito de São João del-Rei, Aurélio Suenes, e outras autoridades da região.
Clique aqui para ver o vídeo.
Pacto de desenvolvimento
Durante o evento, foi assinado o Pacto de Desenvolvimento Econômico de São João del-Rei, pelo prefeito-eleito Aurélio Suenes e por diversas instituições como ACI del-Rei, SENAI, SEBRAE, Sicoob Credivertentes e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Esta medida está em linha com a decisão do novo prefeito de criar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em São João del-Rei.
Para o vereador Professor Leonardo Henrique, a nova secretaria “será de suma importância para organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Município relativas à política municipal de desenvolvimento econômico, à promoção e ao fomento da indústria, do comércio e dos serviços, do cooperativismo, do artesanato de grupos regionais, culturais e étnicos, dos arranjos produtivos locais, da economia solidária e da economia criativa”.
Entre as atribuições da Secretaria, ele cita, ainda, “o apoio e o fomento ao empreendedorismo, à logística em geral e ao comércio exterior; e a prospecção, identificação e criação de oportunidades locais, nacionais e internacionais de negócios, promovendo a atração de investimentos para o município e o estímulo à instalação e manutenção de empreendimentos na cidade”. Além disso, a nova pasta tenciona apoiar a pesquisa, a inovação, a geração e a aplicação do conhecimento científico e tecnológico.
Clínicas Financeiras
Um dos projetos apresentados no Del Rei Next foi o das Clínicas Financeiras, do Sicoob Credivertentes. Foram sessões individuais de consultoria financeira destinadas ao público presente, explica Diego Santos, supervisor de desenvolvimento social da cooperativa. “Então, tratamos sobre investimentos, sobre endividamento, sobre orçamento pessoal; até realizamos com eles, de forma prática, o orçamento pessoal. Entregamos planilhas para eles fazerem o orçamento pessoal; e terem o hábito de anotar receitas e despesas para ver onde realmente cortar quando necessário; e também investir melhor o que sobrar.”
Houve também a apresentação do projeto social Viola Viva que o Sicoob Credivertentes mantém em São Tiago com o violeiro Chico Lobo, acrescenta Diego. “Levamos os meninos que, no encerramento do primeiro dia, fizeram essa apresentação para os presentes.” Ele cita ainda a mobilização de duas escolas estaduais (de São Tiago e de Coronel Xavier Chaves), que participaram do Grand Prix (máximo de 40 pessoas divididas em grupos) desenvolvendo uma solução para um problema. Os três grupos mais bem colocados, todos de São Tiago, foram premiados. Além disso, Diego fez palestra sobre a inserção da cooperativa no ESG (ambiental, social e governança).
Também a prefeitura municipal de Resende Costa esteve no Del Rei Next, com a palestra Gestão Inteligente: Como Resende Costa otimizou investimentos para maximizar receitas municipais, da tesoureira Nicole Mary. O objetivo foi contar o que a tesouraria, “com o apoio e a confiança do prefeito e de toda equipe administrativa, fez para aumentar em 300% os rendimentos das aplicações financeiras das contas da prefeitura nos últimos três anos”. Foram adotadas quatro estratégias para se chegar a esse resultado: 1. conhecimento sobre investimentos; 2. negociação e reciprocidade com instituições financeiras; 3. diversificação e 4. inovação e mudança. Foram ressaltadas “a observação e a aplicação das legislações vigentes referentes a investimentos no setor público e os princípios da administração pública: publicidade, legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência”. Por fim, foram apresentadas “as possíveis aplicações com recursos desvinculados gerados pela gestão inteligente dos investimentos municipais: mais serviços de saúde com qualidade, educação diferenciada na rede pública, assistencialismo e qualidade de vida a toda população, inovação e visão de futuro para toda cidade e a valorização dos seus servidores”.
Outra novidade do evento foi a apresentação das pesquisas em robóticas autônomas utilizando a inteligência artificial, da UFSJ. Além de identificar problemas e demandas da sociedade e das empresas, a universidade propõe soluções e desenvolve protótipos e provas de conceito, gerando propriedade intelectual e licenciamento das tecnologias, explicou o professor Paulo Afonso Granjeiro, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social (NETEC-UFSJ).
O evento contou com uma feira de negócios na Estação Chagas Dória, no espaço do circuito turístico “Tô na Trilha” (projeto da Trilha dos Inconfidentes), um importante ponto turístico de São João del-Rei, ao lado da famosa “Maria Fumaça”, com a exposição de indústrias locais, startups e tantos outros projetos inovadores, além de uma rodada de negócios multissetorial, estimulando novas conexões e negociações durante os dois dias de evento.
Destaque ainda para a palestra sobre Cidade Criativa, do prefeito Wander Wilson Chaves, de Santa Rita do Sapucaí, conhecido como o “Vale do Silício brasileiro”.
Clique aqui para ver mais imagens do Del Rei Next 2024
Clique aqui para ver a reportagem da primeira Del Rei Next (2023).