Valorize seu voto para deputado e senador


Eleições

José Venâncio de Resende0

Oficialmente, o regime brasileiro é presidencialista, mas, na prática, mais parece um semipresidencialismo ou um parlamentarismo disfarçado. E parece que veio pra ficar. Daí porque é muito importante escolher bem o deputado (federal e estadual) e o senador (dois por estado para comporem dois terços do Senado). No caso de Minas Gerais, além dos dois senadores, estão em disputa 53 deputados federais e 77 deputados estaduais.  

Mas há um problema: não temos voto distrital, o que torna comum aparecerem os paraquedistas, com alguma emenda parlamentar ou oferta oportunista, desesperados por pescar votos aqui e acolá. Por isso, o eleitor deve ficar atento e fazer valer o seu direito de escolher, de preferência um deputado que ele conheça e que tenha atuação destacada na sua cidade e região. Ou seja, fazer valer o voto distrital na prática. 

Não custa insistir, é essencial escolher bem os parlamentares para que o cidadão não fique sub-representado por políticos que priorizem os interesses próprios e de seus amigos e aliados. Nesta escolha, idealmente, é preciso ter como referências capacidade para o cargo, honestidade, ética, espírito público, experiência e compromisso com propostas realistas e voltadas para promover a igualdade de oportunidades.

Mas é difícil escolher o candidato perfeito, encontrar um candidato com todas essas virtudes. Então, vote pela proximidade. Escolha alguém que esteja sempre presente, próximo das pessoas e seja um incansável lutador. É mais seguro votar em alguém mais próximo, cuja origem se conhece, que está sempre presente no município em carne e osso. Mande às favas candidatos paraquedistas que só aparecem na véspera de eleição.

Mas, sobretudo, procure entender que o Congresso Nacional, para além da qualidade dos seus representantes para propor bons projetos e fiscalizar o Executivo, deve estar preparado para buscar a harmonia entre os três poderes, sem subserviência, chantagem ou negociatas. E não esqueça: quem quer que ganhe, as emendas parlamentares vão continuar a todo o vapor, para o bem e para o mal.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário