Marco Antônio Pereira Faro era secretário de Assistência Social de Resende Costa, na administração Aurélio Suenes, em plena pandemia, quando uma funcionária comentou sobre um projeto voltado para empreendedores. Ele foi atrás e, na primeira oportunidade, participou do processo seletivo para ingressar no INDETEC-Incubadora de Empresas da UFSJ. “Foi uma bênção, pois conheci pessoas extremamente competentes e que me auxiliaram no desenvolvimento da empresa.”
Marco refere-se à MF Charcutaria, cujas letras iniciais são acrônimo do seu nome. Empresa que oficialmente é empório e marca de produtos defumados, mas, na prática, é uma galeria de artesanais que incluem, no cardápio, linguiças recheadas a picanha, panceta enrolada, tender bolinha e a mais desejada manta suína, de acordo com a reportagem “Faro para empreender”, da Revista Vertentes Cultural (dezembro de 2023).
A manta suína “é, na verdade, um blend de carnes de porco e de boi recheado com três tipos de queijo – e eles derretem sem qualquer cerimônia ao primeiro corte no prato”. Tanto assim que foi a grande vencedora do II Comida de Buteco de Resende Costa. Outra conquista da MF Charcutaria foi o selo SIMC, promovido pelo CIGEDAS, que tem como objetivo permitir a comercialização em todos os municípios da Região das Vertentes. Significa que a MF Charcutaria foi certificada e reconhecida pela qualidade, higiene e cuidado nos processos de produção.
Essa visão de empreendedor de sucesso vem ainda dos tempos de advogado com escritório no Rio de Janeiro. E da passagem pela Espanha, onde Faro morou por alguns anos e teve contato com a charcutaria que “eu chamo de raiz, visto que são eles, ou seja, Portugal, Espanha, Itália, os maiores produtores desses produtos”. Na Espanha, Marco foi líder training e ainda atuou em uma empresa norte-americana, além de ocupar cargos importantes no poder executivo.
Em 2015, Marco foi convidado por Helvécio Reis para ser o secretário de Saúde de São João del-Rei, “oportunidade esta que fez com que eu me transferisse para Minas Gerais. Assim, por volta de 2015, já mais presente em Minas, comecei a praticar a charcutaria e, mais, a fazer diversos cursos com charcuteiros brasileiros”.
“Em Resende Costa” - prossegue a reportagem da Revista Vertentes Cultural – “o prazer de temperar e servir a carne foi se ressignificando. De hobby, evoluiu para um plano de negócios, fazendo franca conexão entre o desbunde dos pueblos espanhóis, a arte milenar da Charcutaria e a aptidão inata de bem servir do brasileiro (mais ainda em Minas Gerais). ´Saí do Rio vestindo gravata e permaneci aqui usando meu avental. Foi minha melhor escolha´.”
No INDETEC, a MF Charcutaria já se encontra na metade da incubação, preparando-se a graduação. “O professor Paulo foi e sempre será o meu mentor, visto a sua competência e a sua didática neste processo tão difícil no Brasil que é iniciar um negócio do zero e com poucos recursos. Foi e está sendo um grande aprendizado. O professor Paulo está sempre presente junto aos incubadores, dando toda a assistência necessária para o bom desenvolvimento das incubadas.”
Marco está muito satisfeito com o resultado. “Os produtos que hoje produzo são defumados e frescais. Os defumados são feitos com madeiras de árvores frutíferas e no processo denominado de blue smoke. Assim, recomendo a incubação, pois ela é muito importante no início de algum empreendimento.”