A ex-aluna da UFSJ Maria Eduarda Benedito Diláscio, mais conhecida como Duda, lançou, na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (6 a 15 de setembro), o livro Nossas incríveis vidas ordinárias, publicado pela Editora Folheando. Egressa do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, a escritora autografou a obra no estande da @diversalivraria_bienal2024.
Duda conta que sempre gostou muito de ler e desde pequena escrevia diários e histórias. Até que tomou conhecimento de um edital aberto pela Editora Folheando para selecionar obras originais de autores de todo o Brasil. “O livro selecionado foi publicado sem custo, uma oportunidade incrível para jovens escritores”, revela a autora.
O livro foi lançado no final de 2023 e possui oito contos. “Eu aproveitei quando a editora lançou o edital para escrever essa ideia que eu já tinha há muito tempo de falar sobre a vida cotidiana, do fato de ser possível ver beleza, mesmo nas pequenas coisas. De mostrar que a vida é isso, aproveitar os pequenos momentos”, diz Duda.
“A vida é ordinária.
Nascemos e, na melhor das hipóteses, crescemos. Sem cerimônias, morremos. E fim.
E fim?
O que permanece entre o vestígio e o desaparecimento?
Nossas incríveis vidas ordinárias são misturas e fragmentos. Mistura de fantasia e memória. Fragmento de oito histórias em suspenso. A incapacidade de conclusão e a certeza que a vida escapa – não há registro sem doses de ficção”.
A autora
Maria Eduarda Benedito Diláscio é mineira, de Juiz de Fora, mas “são-joanense honorária”. “Passei boa parte de minha breve vida na cidade onde os sinos falam, onde sagrado e profano se misturam. Minha mãe é uma leitora voraz e meu pai inventava contos de fada. Aprendi a fantasiar antes de saber a escrita de meu nome (ou a escrita de ovo). Permaneço imaginando a vida para escapar de uma importância contida e de uma desimportância desmedida.” É a primeira vez que ela publica um texto. “Ou fragmentos de histórias, como gosto de chamar.” Atualmente, atua na “escuta clínica”.
O livro também pode ser comprado no site da editora
Fonte: Notícias da UFSJ