Poesia reunida de Abel Lara, poeta resende-costense, é lançada em Resende Costa

Organização de Evaldo Balbino e de Mônica Baêta, obra reúne produção de décadas do autor de Resende Costa


Cultura

Da redação1

Da esq. para dir. Nair Lara, Edésio, Evaldo, Lucas Paulo, André e Mônica Baêta (foto Daiane Chrisley)

Na noite do dia 07 de dezembro de 2024, no Teatro Municipal de Resende Costa, com início às 19h, ocorreu o lançamento do livro Alma atormentada e outras almas: obra poética reunida (1953 – 2013), do escritor resende-costense Abel Lara. O evento foi organizado pela AmiRCo – Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa. A publicação do livro é fruto de uma pareceria entre a Prefeitura Municipal de Resende Costa, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e a AmiRCo.

O acontecimento contou com a participação dos organizadores da obra: o poeta, escritor e professor resende-costense Evaldo Balbino e a professora Mônica Baêta Neves Pereira Diniz. Ambos apresentaram o tomo ao público. Além do público presente, marcaram presença à mesa no palco: o prefeito em exercício de Resende Costa, Lucas Paulo de Assis Vale; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, André Eustáquio Melo de Oliveira; o vice-presidente da AmiRCo, Edésio de Lara Melo; a filha do poeta Abel Lara, Nair Lara; e os organizadores da obra, Evaldo Balbino e Mônica Baêta. A mediação do evento e das falas ficou por conta da veterana na cultura resende-costense, a professora Regina Coelho.

A abertura do evento deu-se com a leitura declamada do Hino de Resende Costa, de autoria do poeta Lara, por Clébia Resende. Componentes da banda de Música Santa Cecília executaram na sequência o mesmo hino. Nas falas à mesa, o secretário de Cultura e o prefeito falaram da importância do acontecimento, o que já havia sido apontado por Regina Coelho. Importância devida ao papel de Abel Lara na vida cultural de Resende Costa e ao papel fundamental de sua longa obra dada a lume. O vice-presidente da AmiRCo, Edésio Lara, endossou com seu discurso tais falas. Evaldo Balbino e Mônica disseram do trabalho realizado durante longos anos para o resgate, numa edição crítica, da obra do autor. Emocionada, Nair Lara falou sobre o seu pai e sobre o contentamento da família com a publicação.

Durante toda a vida, o mineiro Abel Lara (1924-2013) escreveu poesias e contos, mas publicou apenas um título, Alma atormentada, em 1953. Agora, a reedição dessa obra mais o inédito “Cantigas dos ventos de outono” e poemas guardados por Nair, filha do escritor, fazem parte da obra recém-lançada.

O novo volume foi organizado pelo escritor e poeta Evaldo Balbino, professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, e por Mônica Baêta Neves Pereira Diniz, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Evaldo e Mônica também reuniram manuscritos e textos datilografados do autor de Resende Costa, bem como documentos cedidos pela família.

Com 548 páginas, o 12º volume da Coleção Lageana sai pela Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa (AmiRCo), atualmente presidida por Evaldo Balbino, que destaca o orgulho de ser lageano, ou seja, natural da região onde está a cidade de Resende Costa. “Nos primórdios, ela se chamava Arraial da Lage. Esta é uma história da memória que tem de ser preservada”, afirma.

 

Coleção Lageana

A Coleção Lageana é um programa editorial voltado para as áreas de recuperação de acervos e de desenvolvimento de pesquisas histórico-culturais referentes ao município de Resende Costa e região. Com obras literárias e não literárias, a coleção se destina àqueles que se interessam pelo estudo e divulgação da história e da cultura do antigo Arraial da Lage e do Campo das Vertentes. Com o livro de Abel Lara, a Coleção Lageana passa a contar com 12 títulos.

 

O autor

Abel Lara nasceu em 16 de novembro de 1924, em Resende Costa. Em 1939, ingressou no Seminário Menor de Mariana. Ainda jovem, mudou-se para Belo Horizonte. Em 1953, publicou Alma atormentada, livro de sonetos e poemas cuja edição se esgotou naquele mesmo ano. Em 1961, Abel bacharelou-se e se licenciou em Letras Clássicas. Antes de exercer o magistério, foi bancário e representante de produtos farmacêuticos. Lara deu aulas de português, literatura brasileira e literatura portuguesa no Colégio Afonso Celso, em BH; ensinou português no Colégio Dom Cabral; lecionou português, literatura brasileira, literatura portuguesa e gramática histórica na Unsp; foi professor de latim na faculdade em Curvelo. Casado com a professora Nilse Gonçalves Lara, o escritor teve duas filhas. Morreu em 2013, aos 88 anos, em Belo Horizonte.

Comentários

  • Author

    Muito bem noticiado o evento! Aproveito para informar que a obra é, de fato, uma memória tanto do autor Abel Lara quanto para a cidade de Resende Costa. O livro está disponível para aquisição junto aos organizadores e, também, na AmiRCo. Boas leituras!


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário