“Os teares de Resende Costa” será o tema de palestra da designer Maíra Sette, no dia 19 de outubro, na 8ª Semana Criativa de Tiradentes (SCT). Ela contará a história do resgate e da valorização de peças desenvolvidas em tear pelas artesãs resende-costenses, que deram fama à cidade mineira e que rendeu, recentemente, o selo de Indicação Geográfica e o título de Capital Nacional do Artesanato Têxtil. Designer de Moda, Maíra rodou grandes empresas do Brasil até retornar a Minas Gerais, onde, junto da mãe Myrian Sette, criou a Aveia Tapeçaria.
Na SCT-2024, durante os dias 17 a 20 de outubro, na cidade de Tiradentes, região mineira do Campo das Vertentes, vai caber de tudo, desde arquitetura, artesanato e música até comida de estados como Pará, Alagoas e Mato Grosso do Sul. Segundo os organizadores, palestras e rodas de conversa foram ampliadas “porque a gente gosta de bom conteúdo!” São vários os nomes que vão falar de sustentabilidade, arquitetura, artesanato, design, interiores e moda, entre outros temas. “O Brasil urbano e o Brasil raiz se encontram aqui!”, diz o mote.
Durante a SCT-2024, acontecerão as oficinas da Escola da Semana, que tem o apoio da prefeitura de Tiradentes. Vão participar os arquitetos Alexandre Rousset, Paulo Alves, Ligia Agostini e Bel Lobo. “Paulo foi o cara que plantou a sementinha, em 2017... Bel é aquela que queima o colchão, sabe? Que bota a pilha pra fazer. Alex é aquele cuidado, capricho e atenção, que pega a obra no colo. E a Lígia é a que fica no front, fazendo absolutamente tudo acontecer.”
Palestras e bate-papos
Locais: Centro Cultural Yves Alves e Espaço Raízes
Dia 17 de outubro
“Visualidade Amazônica - uma paisagem de resistência”, pelo fotógrafo paraense Luiz Braga.
“Construindo narrativas do produto dentro de lojas”, pelo designer de produto Renato Diniz.
“O antigo Mercado Novo”, por Rafael Quick, responsável pelo grupo Viela (pioneiro na cena cultural e gastronômica nacional).
Dia 18 de outubro
“Carreira, desafios e inspiração na arquitetura”, pelo arquiteto Renato Mendonça.
“Design é poder - o papel social e político do design”, pelo premiado designer mineiro Gustavo Greco.
“A moda que vem do lixo - Trama Afetiva”, bate-papo com a estilista Thais Losso.
“A tal identidade brasileira: a importância do território e de suas raízes para fortalecer a cultura material do país”, pela jornalista Regina Galvão.
Dia 19 de outubro
“Interseccionalidades entre comunicação e design: ensaio sobre a representatividade na arquitetura”, pelo designer de interiores Fábio Marx (autor do personagem Sheyla Cristina).
“PALLAS: design colaborativo com carpinteiros amazônicos”, por Pablo do Vale e Luís Guedes, da Guá Arquitetura.
“Tramas ancestrais: Fibras naturais, manualidades e a potência da artesania Amazônida”, pelo estilista Maurício Duarte (pertencente ao povo indígena Kaixana).
“Design Rural Brasileiro: da pesquisa à criação”, por Bruno Matias e Luiz Matuto (do Estúdio Arado).
“Uma trajetória do orgulho de ser brasileiro”, bate-papo de Cristina Lucchetti (diretora de estilo da marca FARM Rio) com a arquiteta Stephanie Ribeiro.
Dia 20 de outubro
“O que fazer com a inteligência artificial na arquitetura?”, por Anna Rafaela Torino e Leonardo Zanatta.
Cinema
Em parceria com o Canal Arte1, haverá as tradicionais sessões de cinema durante a SCT-2024, com a exibição de minidocumentários produzidos para o programa Estilo Arte1. Sempre no auditório do Centro Cultural Yves Alves.
Dia 17 de outubro
“Tapeçaria Brasileira”, produção que trata do precursor da tapeçaria moderna no Brasil, nos anos 1950, Genaro de Carvalho. Curadores: Maria Alice Milliet e Yuri Fomin Quevedo.
“Tapeçaria Brasileira Parte 2”, apresenta o legado do artista Kennedy Bahia, que levou as cores e as formas da flora e da fauna baianas para suas peças modernistas (comentado por sua filha, Cintia Kennedy, e pelo professor e artista visual Renato Dib).
Dia 18 de outubro
“Sapatos feitos à mão”, produção que celebra jovens estilistas que trabalham exclusivamente com a feitura de sapatos: Maria Fernanda Sodré; Paula Ferber; e Bruna Botti.
“Galeria Yayoi Kusama no Inhotim”, passeio na 20ª galeria permanente do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), da artista japonesa Yayoi.
19 e 20 de outubro
“Mobiliário Contemporâneo 1”, série com designers talentosos (criações lúdicas do estúdio Kinin, peças minimalistas de Noemi Saga e os bancos feitos com pedra de rio da dupla Luciana Martins e Gerson de Oliveira, da OVO).
“Mobiliário Contemporâneo 2”, de olho nos designers que movimentam o cenário do mobiliário contemporâneo no país (movimento do corpo e da natureza nas peças de Sofia Venetucci, uso da resina de mamona nas luminárias do estúdio Rain e influência da arte concreta na série de móveis de Bia Rezende).
“Mobiliário contemporâneo 3”, com os designers Sérgio Matos, Roberta Banqueri e Guilherme Sass.
Mercado
Local: Espaço Raízes
Eduardo Castanheira e Natália Rocha trazem peças lúdicas, únicas e exclusivas esculpidas em madeiras nobres da Popoke
Thaís Losso e Jackson Araújo com o projeto Trama Afetiva, que faz moda com resíduos da indústria têxtil, buscando um ecossistema inclusivo, sustentável, transparente, lucrativo e criativo.
Designers e artistas Bruno Brito e Luís Matuto comandam o estúdio Arado, focado na pesquisa e divulgação do imaginário popular brasileiro, sobretudo rural.
O ateliê botânico e.fem Flora, formado por mulheres artistas e artesãs que trabalham para transformar arte em produtos feitos à mão.
Fonte: Semana Criativa de Tiradentes